terça-feira, 20 de novembro de 2012

Plano de ensino, disciplina  Processos Pedagógicos, Curso Artes Visuais.


PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ARTES
CURSO: GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
DISCIPLINA: PROCESSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DAS ARTES VISUAIS I
PROFESSORA: ANDRY MARCIA LOPES

Período

C/Horária Total

Semestre/Ano letivo


90

1° - 2012

EMENTA

Fundamentação teórica e prática da educação em artes visuais na contemporaneidade em diferentes níveis educacionais. Estudos de propostas pedagógicas no ensino das artes visuais. Desenvolvimento de estratégias pedagógicas na experimentação de diferentes materiais e na aplicação de temas e técnicas adequadas.

OBJETIVOS

 Geral:
Apresentar e discutir sobre propostas de ensino e de aprendizagem em artes visuais nos espaços formais e não formais de ensino.
Específicos:
• Conhecer propostas que possam contribuir com a formação cultural e estética de alunos em
arte-educação.
• Refletir sobre metodologias para o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da leitura
da imagem e da produção artística em espaços formais e não formais de ensino.
• Compreender a necessidade de atuação do arte/educador numa perspectiva multicultural, enfocando a educação do olhar e o rico repertório da cultura visual.
• Refletir sobre o papel do professor de artes como mediador da cultura visual e da educação
patrimonial.
• Apresentar a metodologia da educação patrimonial para atividades educativas sobre sobre as funções do museu e de outros espaços culturais na preservação do patrimônio cultural


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I: Fundamentos da Educação em Artes Visuais na contemporaneidade


UNIDADE II: Propostas Curriculares para o ensino de Artes Visuais na contemporaneidade


UNIDADE III: Ensino de Artes Visuais nos diversos níveis educacionais de ensino e a comunidade


METODOLOGIA DE ENSINO
O curso dar-se-á de forma dialógica, com atividades presenciais e a distância.
Nos encontros presenciais serão realizadas atividades, tais como:
- Aulas expositivas dialogadas;
- Debates;
- Seminários;
- Avaliações

As atividades a distância serão realizadas através do material impresso e no ambiente virtual de aprendizagem Virtualmontes, disponibilizado no site do Unimontes
As atividades incluirão: - Leitura de textos disponibilizados
- Participação no Fórum de discussão
- Participação nos Chats
- Envio de atividades pelo ambiente virtual de aprendizagem.
-Realização da AO (Avaliação On-line)
- Realização de AS (Avaliação Semestral).

RECURSOS DIDÁTICOS
- Caderno Didático da disciplina;
- Data-Show;
- Computador conectado á Internet;
- CD com material didático.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO

Aspectos a serem avaliados: Domínio do conteúdo abordado na disciplina
Instrumentos de avaliação:
- AA (Avaliação da aprendizagem – 15 pts
- AO (Avaliação On-line) – 15pts
- AS (Avaliação Semestral) – 40 pts
- Seminário (atividades realizadas no encontro presencial) – 10 pts.
- Atividades específicas da disciplina – 20 pts.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bibliografia Básica:
MARTINS, Mirian Celeste, PISCOQUE, Gisa, GUERRA, M. Terezinha Telles.
Didática de Ensino de Artes: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: Editora
FTD, 1998.
FERRAZ, Maria Heloísa C. T., FUSARI, Maria F. de Rezende. Metodologia do
ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.
FUSARI, Maria F. de Rezende; FERRAZ, Maria Heloísa C. T. Arte na Educação
Escolar. São Paulo: Cortez. .





Nenhum comentário:

Postar um comentário