terça-feira, 20 de novembro de 2012


Olá, pessoal!
Discutindo sobre a formação docente:

"O Conselho Federal de Educação, por meio da Resolução n. 12/83, determinou que os cursos de Especialização (Pós-graduação lato sensu) destinassem pelo menos um sexto de sua carga horária mínima para disciplinas de conteúdo pedagógico [...] Mas fica claro na LDB que a exigência mínima para ser professor em curso superior é a especialização, tanto para bacharéis como para licenciados. Assim sendo, entendemos que todos os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu precisam ofertar pelo menos uma disciplina sobre a metodologia e didática do ensino superior."(MACHADO, 2012, p. 11)

Com base nesta afimação vamos discutir: qual a importância destas disciplinas (Didática e Metodologia . Superior) para a formação de professores em cursos do ensino superior?

Um comentário:

  1. A didática é um elemento articulador com a função de garantir eficácia no processo ensino-aprendizagem, e de buscar formas para a prática pedagógica. Libaneo (l994) afirma que a didática estuda o processo de ensino-aprendizagem e analisa seus resultados. No ensino superior a didática e a metodologia propõe desenvolver saberes, recursos, procedimentos para as práticas pedagógicas. Irá discutir sobre os fundamentos da educação, o ensino superior e a importância das metodologias para o docente. Tratando da modalidade EAD é suma importância os estudos metodológicos e didáticos pois é um modelo que o processo de ensino representa desafios em sua metodologia e as discussões teórico-metodológicas ainda estão recentes passando por adequações.

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