segunda-feira, 18 de abril de 2011

Explorando o GIMP

O GIMP é  um software gratuito  que possibilita a produção de trabalhos a partir da manipulação de fotografias e de imagens, explorando a criação, edição e efeitos diversos.

Algumas possibilidades de utilização do GIMP:

Para editar a imagem: entre em arquivo, abrir foto, anexa a foto escolhida. Na barra de ferramentas vai em filtro, oned há vários recursos como: artístico, decorativo, mapear, distorções, etc. Em mapear tem um recurso ilusão. O resultado fica igual a este que usei nestas fotos.






Abaixo as minhas montagens:

O brinco de pérola: para fazer esta montagem, primeiro eu abri o GIMP, abri a imagem da minha foto, recortei o meu rosto e salvei a camada (após excluir o fundo). Depois abri uma nova camada com a imagem da obra "Moça com brinco de pérola', redimensionei as imagens e salvei após "combinar camadas visíveis"



Na imagem abaixo,eu utilizei um recorte da obra de Munch - "O Grito", e ao fundo, uma fotografia do ataque ao 11 de setembro. Para dar o efeito de pintura ( nas torres) utilizei as funções "filtros/ artísticos/ pintura a óleo/ok".

Mesmo procedimento da postagem acima, mas com fundo referente ao ataque da bomba em Hiroshima


Nesta, fiz montagens com a "Infanta Margarida", de Velasquez e "O Retrato de Dora Mar", de Picasso

2 comentários:

  1. Oi Andry, que maravilha ensina para a gente como faz essas.
    Um abraço
    Chica

    ResponderExcluir
  2. Chica,
    Para criar esta montagem é o mesmo processo: você recorta a o rosto da 1ª imagem ("Infanta Margarida"), cria uma camada e exclui o fundo. Depois vá em arquivo abrir como camadas e seleciona o "Retrato de Dora Mar". Clique na 1ª iamgem para que ela fique por cima, vá em "Redimensionar", e redimensione o rosto de acordo com a imagem. Combinar camadas visíveis. E aí, consegui ser clara na explicção?
    Abraços!

    ResponderExcluir